Iniciar A COOPERATIVA

A história da Cooperativa Agropecuária de Pompéu Ltda (COOPEL) começou em 26 de setembro 1965, quando 120 produtores rurais reuniram-se na sede do Clube Atlético Pompeano com o objetivo de criar uma Cooperativa, onde o ideal de cada um se desenvolvesse em conjunto.

A COOPEL iniciou suas atividades em 20 de outubro de 1965 recebendo em torno 3.000 litros/dia de leite, com 83 fornecedores associados. Nesta época apenas 8 funcionários eram registrados.

A usina de recepção e resfriamento de leite “atualmente desativada” continua situada no mesmo local, à rua Antônio Lacerda 502. O primeiro endereço do Escritório e Armazém Geral estava situado à Praça da Igreja (Papelaria da Elizabeth) no ano de 1965/1966.

Entre 1967/1968, o Escritório/Armazém foi transferido para a Rua Dona Joaquina (antigo prédio do Banco Nacional e Farmácia Pio XII). No ano de 1969 mudou-se para Rua Antônio Lacerda 409 e, em 1977, o escritório passou para o atual endereço, na rua Antônio Lacerda 445, sobre loja.

A Coopel atua em diversas áreas ligadas direta e indiretamente ao agronegócio. Hoje a Cooperativa conta com mais 1700 associados sendo mais 220 fornecedores de leite e recebe, em média aprox. 200.400 litros/dia. Emprega de forma direta e indireta mais 250 colaboradores e prestadores de serviços. Através de suas atividades, atende as necessidades dos cooperados e de seus familiares. Sua área comercial abrange desde produtos veterinários, peças e ferragens, materiais para construção, posto de combustível e lubrificante, supermercado, fábrica de rações e suplemento mineral, laboratório de análise de água e solo, e uma fazenda para repasse de animais.

Dentre os serviços que presta ao produtor rural, encontram-se: assistência técnica rural especializada, convênios com médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, médicos (clínico geral, ginecologista, oftalmologista, pediatra, neurologista, cardiologista, endocrinologista, dentistas e laboratório de análise clínicas, otorrinolaringologista), nutricionista, condições exclusivas para planos de saúde e outros.

A importância da Coopel para a região vai além da geração de resultados financeiros. São imensuráveis os benefícios criados pela cooperativa através do repasse de informação e conhecimento técnico, que resultaram no aumento de produtividade nas propriedades, o incentivo a diversificação garantindo a implantação de alternativas rentáveis.

Ciente da importância da cooperativa para seus cooperados e da sociedade, a diretoria trabalha com o propósito de inovar sempre e buscar alternativas para o crescimento econômico e social onde a Cooperativa esteja presente.

 

COOPEL, há mais de meio século cooperando com o mundo para que se torne um lugar melhor de se viver.