A fazenda Vista Alegre, localizada no Distrito de Cana Bra va, em Paraopeba, é a menina dos olhos do produtor Elmo de Oliveira. Com muita dedicação o fazendeiro já contava com o apoio da Coopel para garantir a produtividade,
contudo, grandes resultados foram notados na propriedade a partir do momento em que essa promissora relação foi oficializada há quatro anos. “Já temos contato com a Coopel há mais de 12 anos. Com uma assistência mais detalhada e mais intensa, estou cooperado há cerca de quatro anos. Estamos juntos e obtendo resultados positivos”, avalia o produtor.
Em 2020 Elmo consumiu produtos do armazém e desfrutou da alta qualidade do corpo técnico da Coopel. “Contei com o auxílio do agrônomo e da nutricionista com um retorno fantástico e uma atenção maravilhosa”, elogia. “A Cooperativa atua voltada para os interesses dos produtores”, acrescenta. Nesse período o fazendeiro aponta melhorias nos processos e na produção de sua propriedade. Um exemplo foi o contrato firmado para o fornecimento de grãos. “Fiz um contrato de grãos na Cooperativa (especialmente da soja) e foi muito vantajoso! Já tive assistência com agrônomo para plantio e resolvemos alguns problemas e estou tendo resultados positivos e é difícil mensurar”, explica.
Outro serviço que deixou Elmo muito satisfeito foi a nutrição animal. “A nutricionista Adriana foi muito útil e quando ela entrou eu estava numa média mais baixa e usando uma ração sem suporte técnico. Com a chegada da nutricionista na fazenda houve grande melhoria na minha média na seca. Uma média de 23 que chegou a 27 e com o custo muito reduzido”, enumera. Esse suporte ajudou o produtor nas decisões de secagem antecipada, tentativa de melhora de produção e até mesmo a venda de animais. “Uma excelente profissional. Foi fantástico!”, reconhece. “Adriana parece ter experiências em outras áreas porque ela me ajudou até em questionamentos sobre a reprodução”,
disse impressionado.
Uma das principais mudanças nutricionais implantadas coma assistência foi a substituição dos minerais. “Eu usava minerais de uma marca conhecida e tinha medo de mudar com medo de interferir negativamente na produção e com os minerais da Coopel tive um melhor rendimento com um custo mais baixo”, constata Elmo.
Para o futuro os planos são ousados e bem calculados com a assistência da Coopel. “Estou fazendo uma irrigação de plantio e estamos numa região cada vez mais seca e não dá para contar somente com as chuvas. A minha ideia é para que eu invista em um compost bar. Quero ver primeiro a produção, por isso o interesse em fazer a irrigação para ver qual a capacidade de sustentação que eu teria para o gado comer só silagem o ano todo. Parece que vai ser uma coisa que traz retorno”, lista Elmo.
O produtor estende os elogios para outros membros da equipe Coopel. “Tive o prazer de conhecer o Flávio, que abriu muitas portas na Cooperativa, e o Dênis que nos assiste na parte de compras. O profissionalismo da Coopel é fantástico”. “A Cooperativa mostra claramente que ela se interessa e intensifica a assistência para que o Cooperado tenha um bom resultado”, reflete. Elmo é casado com Liégia Maciel de Oliveira e tem dois filhos,
Matheus e Camila, além da netinha, Alice. A fazenda possui cerca de 135 animais em lactação que produzem cerca de 20 litros diários da bebida.