TRABALHE CONOSCO

TRADIÇÃO E PRODUTIVIDADE

GUERINO ALVES MARINHO

postado em 15 / 6 / 2021

     O produtor GUERINO A. MARINHO, proprietário da Fazenda Capão do Palmital, situada no Município de Papagaios, MG, conta com orgulho que é casado com Margarida da Silva, e que possui três filhos, Anísio Alves Marinho, Ataíde Alves Marinho e Evanir Alves Marinho.

      Guerino é associado da COOPEL há mais de dez anos. Seguindo os passos do pai, viveu desde a infância nas lidas das fazendas. GUERINO não consegue visualizar sua vida fora das atividades agropecuárias. É o que sempre fez, atualmente, emprega o que sabe na pecuária leiteira. É responsável pela marca de 1000l/dia de leite, prospectando chegar brevemente em 1500l/dia. Dispondo de 220 cabeças de gado, 90 destas produzindo. Todas as atividades se distribuem num espaço de 120 hectares. Além da organização do gado em seus ambientes planejados, existe também as lavouras para amenizar os custos com a alimentação e outras necessidades internas.

     Quase todos os insumos, que visam a produção do leite, são adquiridos na COOPEL, sob contrato. Destaca as boas referências ao tipo de contrato feito com a COOPERATIVA, o qual determinou sua permanência na produção do leite. Não fosse a colaboração da COOPERATIVA, sua produção estaria seriamente comprometida, em virtude dos autos preços dos insumos. Graças ao contrato com a COOPEL, o produtor chegou à marca de 20 a 30% de economia em seu custo de produção. Conforme a necessidade, GUERINO faz seus contratos anuais, direcionando em 2021 o fornecimento de ração, sobre a qual despeja os melhores elogios pela sua qualidade.

    Todo esforço na boa produção de leite é recompensado quando, em um lugar especial da sede da CAPÃO PALMITAL, o fazendeiro exibe seus inúmeros troféus conquistados nos torneios leiteiros anuais da região. Quanto ao atendimento da COOPEL, declara que a COOPEL sempre manteve sempre seu alto padrão, desde o início da relação.

     De forma educada, GUERINO faz seus agradecimentos e registra a grande contribuição de sua fazenda para a sociedade. Mesmo com a crise presente, e graças ao apoio da COOPEL, as fazendas da região veem “fichando” cada vez mais funcionários nos últimos tempos e melhorando a qualidade de seus produtos. “O agronegócio merece reconhecimento e precisa de uma maior atenção por parte dos órgãos do governo em toda a sua abrangência”, reforça o produtor.


veja também

TRAJETÓRIA FELIZ

16 de Julho 2021

         Antes de ingressar como colaboradora da COOPEL, há oito anos, ALINE SILVA VASCONCELOS, conta que trabalhou com serviços gerais e, ao chegar na COOPEL, iniciou no lava-jato. “Trabalhei no lava-jato em 2013. Tive problemas de intoxicação com produtos e fui redirecionada para serviços de faxina. Hoje, aqui na COOPEL, contemplo três atividades”. Aline tem 37 anos, é natural de Pompéu e tem como companheiro Daniel Jardel Ferreira Gonçalves e filho, Ítalo Nazareno Vasconcelos Gonçalves.

        Como exemplo de boa disposição e da visível satisfação que desfruta no ambiente de trabalho, Aline reveza nas atividades de pesagem na balança, na faxina e nos serviços de banco. Com bom humor e gentileza, se coloca sempre disponível para preencher quaisquer necessidades que estiverem ao seu alcance. “Estou sempre pronta para estar servindo”, reforça. A cada dia, navegando por setores os mais diversos da empresa, no intuito de ajudar e de bem se relacionar, vai adquirindo conhecimentos e experiências, antes, até inimagináveis, e assim, conquistando os colegas, fazendo amigos e distribuindo simpatia.

         Um sentimento de comprometimento e inclusão funcional é o que nos demonstra nossa colaboradora. Evidencia o prazer de trabalhar entre pessoas que refletem suas expectativas de bem servir e elogia todo o contexto da COOPEL, em sua organização e zelo com seus colaboradores. Vê a COOPEL como grande incentivadora da melhoria profissional, quando oferece cursos para aperfeiçoamento e apoios ao crescimento. Sua vida mudou em muita coisa, declara. Em relação ao que representa a COOPERATIVA para sua vida e a comunidade pompeana, revela com convicção: A COOPEL trouxe qualidade de vida para mim e para todos da minha família.

           Com toda a certeza recomendaria a qualquer pessoa o ingresso nos trabalhos da COOPERATIVA, pelo seu ambiente saudável, por tudo o que aprendeu e por tantas expectativas de conquistas que lhe foram estimuladas nos últimos oito anos. Aposta na continuidade do crescimento da empresa tendo em vista os novos componentes da diretoria e as novas ideias que com eles advieram. 

          É nítida a pretensão de Aline em continuar pesando os caminhões de carga viva, silo, milho, e alcançar degraus mais interessantes nas funções para as quais guarda seus melhores sonhos profissionais.

            Satisfeita com sua rotina semanal bem concluída, agradece por estar entre bons colegas e profissionais, numa empresa que se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Realizada, vai descansar, se divertir e descontrair, junto aos seus familiares, tomando aquela cervejinha bem gelada.

PARCERIA DE SUCESSO

16 de Julho 2021

           RAMON ELIAS VASCONCELOS, 59 anos, produtor de leite, nascido em Pompéu, é casado com a senhora Cleonice e tem dois filhos: Jonas e Jordânia. Em 2005, confirmou como sua propriedade, a fazenda onde hoje desenvolve seus trabalhos, após comprar a parte do irmão. Pensando em melhorias, construiu um enorme galpão e fez alguns investimentos que achou necessário. Com muito cuidado e perseverança, atingiu a produção de 1300l/dia, extraídos da capacidade produtiva de 70 vacas, as quais estão bem instaladas no galpão “compost barn”, com a adequação necessária. Os demais animais, ficam no pasto.

           Relembrando os primeiros passos ao lado da COOPEL, Ramon registra uma parceria efetiva de 16 anos. Junto aos irmãos, muito antes desse período, devido à proximidade com a COOPERATIVA, já trabalhava vendendo produtos leiteiros. Atualmente, se utiliza de todo o apoio, produtos e serviços oferecidos pela COOPEL. Das novas ofertas de incentivo à produção leiteira viu com grande satisfação o contrato celebrado com a COOPEL, o qual afirma que lhe deu segurança para prosseguir com o ritmo de sua produção leiteira, pela garantia de travamento dos preços dos insumos até o mês de janeiro de 2022. Vê, no apoio contínuo que recebe, expectativas otimistas em seu negócio: “Se o leite melhorar, melhora para todos nós”. Demonstrando ânimo e confiando no sucesso iminente, com a boa parceria da COOPEL permitindo a movimentação de seus negócios, manter os números atuais de produção já é um bom resultado para Ramon. 

            Há cerca de três anos, decidiu escrever uma nova história de presença efetiva na fazenda e buscar a melhoria dos números de produção, bem como a qualidade do produto. Sendo assim, vislumbrou novos planos para a sua rotina e passou a vivê-las com vigor, talvez impulsionado por um período em que foi acometido por um mal físico. Com bom humor, confessa que, entre seus planos para o futuro, a prioridade seria saldar seus compromissos. Em seguida, nos informa que pretende aumentar seu galpão, que, consequentemente, trará um aumento na produção do leite.

             Declara que o apoio fundamental e preciso da COOPEL, não só nas etapas da produção do leite, como na lavoura do milho, destinada à complementação da dieta do gado leiteiro, visitando, conferindo e orientando o curso do plantio e seu desenvolvimento, rendeu, num ano de poucas chuvas, e sem irrigação, 50 toneladas de milho.

            Encerrando, Ramon externa que o cooperado tem que buscar na COOPERATIVA os recursos que podem vir a auxiliá-lo da melhor forma nas atividades de produção, através de negociações promissoras. Em contrapartida, as ofertas de serviços e insumos têm que se tornar cada vez mais atrativas ao produtor. Recomenda a COOPEL, não só como prestadora de serviços e fornecedora de insumos, mas como “parceira”, “que é isso que ela é”, finaliza

RETORNO OPORTUNO

15 de Junho 2021

      Todos somos importantes no contexto de uma grande empresa cujo foco é o crescimento constante. O “colaborador” é o agente que gera o movimento dessa grande máquina, distribuindo sua ação por todas as vias do atendimento, da logística e da produção. São pequenas histórias que nos contam alguma coisa sobre os detalhes do desenvolvimento dos processos e da satisfação no trabalho. Nesta oportunidade, ouvimos o depoimento de HUGO INÁCIO, o qual nos fala da sua contribuição em mais de 4 anos no time COOPEL.

       Aos 35 anos, faz sua segunda passagem pelo grupo de trabalho, atuando como vendedor varejista e no setor de logística de Insumos I. Comparando suas duas passagens, surpreendeu-o as mudanças significativas em todos os setores.  “Não há como comparar a situação da COOPEL em 2011, no meu primeiro ingresso, de como está agora. Seria difícil mensurar sua enorme evolução. É uma outra empresa, em todos os sentidos”, afirma. O crescimento caminhou pelas estruturas, número de colaboradores, aperfeiçoamento de processos, técnica, mais associados, mantendo seu valor inestimável como empregadora exemplar e recomendável. Na sua formação de agrônomo, revê como foi importante o apoio no custeio e no estímulo, durante o curso. As cobranças efetuadas do seu aproveitamento na faculdade, foram recebidas por HUGO como um impulso adicional a sua permanência e conclusão. Com clareza, diz que a COOPEL agrega valores importantes para a sociedade Pompeana. “É um bem incalculável”, enfatiza. “Fica difícil de se imaginar uma Pompéu sem a influência forte e positiva da COOPEL”. Sem outros números, citamos mais de 200 empregos diretos e indiretos gerados por essa COOPERATIVA, beneficiando famílias e estendendo sua cooperação até às instituições de caridade.

         Em resumo, a COOPEL teve grande significado em sua vida particular. É mais uma das boas coisas de sua atual condição, como pessoa e como colaborador. “Se voltei a trabalhar na COOPEL, posso sonhar, ainda, com muito progresso. O céu é o limite”, fala com esperança e entusiasmo. “Como agrônomo, quem sabe posso atuar também no setor da agricultura, que tem crescido muito ultimamente”, completa.

        Hugo agradece e parabeniza a família COOPEL e sua nova gestão. Finaliza, desejando votos de esperança para os dias melhores que certamente virão